Origem
dos Números
Como o homem aprendeu a contar?
Você já usou
os números muitas vezes, mas será que já parou para pensar:
- De que surgiram os números?
- Como foram as primeiras formas de contagem?
- Como os números foram criados?
- Será que eles sempre existiram?
Para descobrir sobre a origem dos números,
precisamos estudar um pouco da história humana...
Homens na Pré-história |
O homem Pré-histórico era um rude caçador, por isso, não tinha necessidade de contar, e nem precisava. Naquele período, o homem, para se alimentar, caçava, pescava e colhia frutos; para morar, usava cavernas; para se defender, usava paus e pedras. Nesse tempo, sua vida ainda era nômade, ou seja, “povos que não tem uma moradia fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar.” Depois o homem teve a necessidade de se fixar, com isso, surgiu à necessidade de plantar, domesticar animais, etc. Esse período é que chamamos de Período Neolítico (ou idade da pedra polida – 10000 a 4000 a. C.), onde suas Características são:
Desenvolvimento da agricultura (o homem não abandonou por completo a caça e a pesca; porém, isso deixou de ser a única fonte de alimento);
- Passou a cultivar trigo, centeio, cevado e outros produtos;
- Domesticou o boi, o cavalo, a ovelha e outros animais;
- Suas roupas eram feitas fibras vegetais (linho e algodão);
- Usou o barro para fazer potes, panelas, bacias e outros utensílios domésticos;
- Construiu casas sobre estacas (palafitas);
- Utilizou o osso, a madeira e a pedra polida na fabricação de seus instrumentos e armas, mais aperfeiçoadas;
- Desenvolvimento da religião.
Período Neolítico |
Com toda essa evolução, o homem sentiu necessidade de conhecer o tempo, as estações do ano e as fases da lua. E, então criaram os primeiros calendários. Em paralelo com a agricultura, surgiu a necessidade de controlar o rebanho, com isso percebeu-se que precisaria “contar”. Então, pela manhã, antes de soltar os animais, o homem estabeleceu uma correspondência, na qual cada animal do rebanho equivalia a uma pedra, que por sua vez era guardada em um saco.
Contagem de Ovelhas |
No fim do dia quando os animais voltavam do pasto era feita a correspondência inversa: para cada um deles uma pedrinha era retirado do saco. Caso sobrassem pedrinhas, animais poderiam ter se perdido. Mas se houve mais animais, outra pedrinha era acrescentada ao saco. É por isso que quando queremos contar alguma coisa, dizemos que estamos fazendo um cálculo, palavra derivada do latim Calculus, que significa pedrinha. A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas era usado também nó em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas, etc.
Nó em Cordas |
Talhes em Ossos |
A palavra “talhe”
significa “corte”. Hoje em dia, usamos a correspondência unidade a
unidade. Com o passar do tempo as quantidades passaram a ser representadas por
expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha sua maneira
de representação. Levantar os
dedos permitia saber, no momento a quantidade de objetos, mas não permitia
guardar essa informação. Separar pedras
já permitia guardar a informação por mais tempo, mas não era muito seguro. Surgiu, portanto, a necessidade de registrar as quantidades (números).
Porém, com o surgimento da
escrita isso foi possível. Foram os sumérios que inventaram a escrita. Os Sumérios são considerados a civilização mais antiga da humanidade, eles
viviam na região Sul da Mesopotâmia, onde hoje se localiza o Iraque.
Sumérios |
A necessidade de comunicação entre os homens levou-os a criar símbolos para representar quantidades, com isso, surgiram então, os sistemas de numeração, que se constituem em um conjunto de símbolos e regras que os permitiam escrever e ler um número.
Ao longo da história existiram muitos sistemas de numeração, dentre eles podemos destacar:
- O dos egípcios, na África;
- O dos chineses, na Ásia;
- O dos maias, na América do Norte Central;
- O dos romanos, na Europa;
- O dos babilônios, no Oriente Médio;
- O dos Gregos, na região do Mediterrâneo.
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