terça-feira, 29 de novembro de 2016

Sistema de numeração Egípcio

Uma das grandes civilizações que se desenvolveram às margens do Rio Nilo foi a egípcia. Os egípcios criaram um tipo de escrita e um sistema de numeração baseado em símbolos, chamados hieróglifos, que foram inspirados na fauna e na flora do rio Nilo, criados por volta de 3400 a.C.
Observe alguns hieróglifos, utilizados para representar números, bem como o significado de cada um deles.
Obs.: Fauna: diz respeito às espécies animais.
         Flora: diz respeito às espécies vegetais.
 

































Outras representações numéricas eram escritas por meio da combinação desses hieróglifos, adicionando seus valores.
Quando isso ocorria, cada um deles podia ser repetido até nove vezes, caso fossem necessários dez símbolos ou mais para compor a representação de um número, dez símbolos eram trocados por outro de mesmo valor. Veja os exemplos.








A posição dos Hieróglifos não alterava o número representado. Em geral, símbolos de mesmo valor eram agrupados. Observe duas maneiras diferentes para representar o número 1.324. O sistema Egípcio era um sistema não posicional, ou seja, o valor do símbolo é inalterável independentemente da posição em que se encontra no conjunto de símbolos que representa o número.




















5 comentários:

  1. Existe sites dizendo que o máximo que pode fazer é 9.999.999 e a partir do 10.000.000 não tem como escrever com os símbolos egípcios isso é verdade?

    ResponderExcluir
  2. É verdade porque senhores a gente nunca saberia como a contar as linhas nu métricas

    ResponderExcluir
  3. É por isso que as linhas numéricas são formadas por número que conjuga as algarismo romano

    ResponderExcluir

O sistema de Númeração Maia

Os maias , povo que habitava a América Central e uma parte do México, representavam os números por meio de pontos e linhas, além do s...