domingo, 27 de novembro de 2016

O Sistema Babilônico de Numeração

Em escavações arqueológicas na região da Mesopotâmia foram encontrados blocos de argila com inscrições que assemelharam com cunhas.
Daí a escrita desse povo recebeu o nome de cuneiforme.
Os Babilônios usam dois símbolos para registrar quantidades. 


Cravo
O  " Cravo " podia ser utilizado até 9 vezes, representando os números de 1 a 9.



Asna
 O número 10 era representado pelo símbolo " Asna ".



Exemplos:
















O sistema de Numeração Babilônico não possuía inicialmente um símbolo para representar o zero.
Era usado um espaço entre os símbolos para diferenciar o tipo de agrupamento. A contagem era feita em agrupamento de 60, assim:

O Sistema Babilônico é utilizado até hoje, pois a contagem das horas é feita em agrupamento de 60.




12 comentários:

  1. serviu porque e texto peqqueno amém

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk passa texto com 12

    ResponderExcluir
  2. ●♧Eu queria saber como fala o número 100 no sistema babilônico por favor vcs podem me ajudar?●♧

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque um cravo, dê um espaço e coloque 4 "asnas"!!!
      O cravo inicial seguido do espaço representa 60 e as 4 "asnas" mais 40. Logo: 60 + 40 = 100
      Espero ter ajudado!!!... Bons estudos!!!

      Excluir
  3. Útil ajudou a fazer tarefa de escola🏫

    ResponderExcluir
  4. Ótimo fiz meu trabalho de matemática obrigada

    ResponderExcluir
  5. Como escrever o numeral 65536 na matemática babilônica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerando que "Y" representa o "cravo" e "<" representa o "asna", escrevemos assim o número 65.536 no sistema de numeração babilônico:

      3ª ord._____2ª ord.____ 1ª ord.
      < YYYY____< YY_______< YYY
      __YYYY_________________YYY

      Teremos aí:
      1 asna na 3ª ordem: 10x60² = 36.000;
      8 cravo na 3ª ordem: 8x60² = 28.800;
      1 asna na 2ª ordem: 10x60 = 600;
      2 cravo na 2ª ordem: 2x60 = 120;
      1 asna na 1ª ordem: 1x10 = 10;
      6 cravo na 1ª ordem: 6x1 = 6;

      Somando tudo, vamos ter:
      36.000 + 28.800 + 600 + 120 + 10 + 6 = 65.536

      Excluir
  6. Amém ou meu DEUS
    Porque eu tenho que fazer eso que eu nuca vou
    Usam eu acho? .

    ResponderExcluir
  7. aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii duduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir

O sistema de Númeração Maia

Os maias , povo que habitava a América Central e uma parte do México, representavam os números por meio de pontos e linhas, além do s...