quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Sistema de numeração Suméria



Sistema de numeração Suméria

A Suméria uma das mais antigas das civilizações, que ficava localizada no extremo sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates (área onde posteriormente se desenvolveu a civilização Babilônica), que hoje corresponde ao sul do Iraque, próximo ao Golfo Pérsico. 



Na civilização suméria utilizava-se dois  sistemas de contagem diferentes: um na base 5 e outro na base 12.
    A base 5 resumia-se à utilização dos dedos das mãos como processo de contagem, servindo-se de uma mão para contar e da outra como auxílio a contagens de maior dimensão, para "armazenar" a quantidade dos "cinco" contados.
    A base 12 assentava na utilização das três falanges que compõe cada um dos dedos, usando o polegar como auxiliar de contagem (apoiava-se o polegar em cada uma das falanges, sendo assim possível a contagem até 12).
    Na sequência de uma combinação entre os dois sistemas manuais de contagem, surge a base 60. Esta nova técnica de contagem era praticada da seguinte maneira: na mão direita, contam-se as falanges, tal como na base 12, "guardando" o número de contagens na mão esquerda, assim como na base 5.
    Esta é uma das muitas hipóteses que existem acerca da origem do sistema sexagesimal, sistema este que constituiu um dos maiores méritos da cultura suméria.
 
Mão esquerda              Mão direita
Contagem dos dedos, cada um valendo uma dúzia.
sistema de contagem sexagesimal






Contagem das falanges pelo polegar oposto, cada.



Para fazer cálculos os sumérios utilizavam Bilhas, Cones e Esferas para calcular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sistema de Númeração Maia

Os maias , povo que habitava a América Central e uma parte do México, representavam os números por meio de pontos e linhas, além do s...